Ícones Pop: Frida Kahlo

Há quem pense que Frida foi a verdadeira maria do bairro, a usurpadora mór de qualquer novela Mexicana. Mas falar dela vai além de qualquer problema pessoal de suas legítimas histórias de novela, com direito a muito drama, amor, traições e lágrimas. Apesar de ser lembrada entre tragédias que marcaram indelevelmente sua biografia, Frida com sua arte tão única e emocional, foi uma das personagens mais marcantes da história do México. A pintora mais bem sucedida do país é lembrada com muita saudade pelos chicos mexicanos, honrando muito bem seus 47 anos.

Frida nasceu e viveu no México, ao longo de sua vida teve doenças sérias como poliomielite aos 6 anos, além de um grave acidente quase fatal entre um bonde e o ônibus em que ela se encontrava,  deixando-a na cama por muito tempo. Nesta mesma época, aos seus 18 anos, entrou para o comunismo onde conheceu Diego Rivera, seu futuro grande e único amor, marido e maior influenciador no seu estilo de arte.

Diziam que o estilo de dona Kahlo era completamente surrealista, porém, ela mesma sempre respondia às pessoas: “Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade”.  Suas obras nada mais eram do que reflexões de momentos em que passava.

Com certeza suas tranças, saias rodadas e coloridas, seu bigodinho e sobrancelhas marcadas em um estilo bem à la português, será lembrado sempre com muito carinho.