Ilumine o seu espaço

Se não for para dormir ou assistir a um filme, ninguém gosta de ficar na penumbra, certo? Por isso a ideia é irradiar, brilhar, iluminar o seu ambiente. Para isso, claro, a gente separou umas dicas valiosas para você dar luz – e vida, diga-se de passagem – ao cantinho mais especial da sua casa, aquele que você chama de seu: o quarto de dormir!

Para começo de conversa, é preciso estar ciente de que a iluminação geral do ambiente deve ser indireta. Como assim? As principais fontes de luz devem ser instaladas de maneira que direcionem o feixe para o teto que, por sua vez, refletirá uma luz mais suave e difusa para todo o ambiente. Para alcançar esse efeito, atente para luzes “invertidas”, pendentes, arandelas e luminárias de piso (também chamadas de tocheiros). Mas porque luz indireta? Porque a direta pode causar um ofuscamento indesejado, e a luz direta, ao contrário, cria um ambiente muito mais aconchegante e acolhedor.

Em segundo, preste atenção na cor de iluminação que você deseja. Na verdade, é importante ficar atento para o fato de que luz fluorescente branca não combina muito com o clima de um quarto, sendo mais apropriada a luz amarelada. Quer usar lâmpadas econômicas, que fazem bem ao meio ambiente e ao seu bolso? Pois fique sabendo que existem algumas delas que têm a luz mais quente. É só ler na embalagem: geralmente diz “luz amarela” (mesmo a lâmpada sendo branca).

Em terceiro, lembre-se de utilizar luminárias que direcionam a luz na cabeceira da cama. Elas são sempre ótimas opções, principalmente se você divide o quarto com mais alguém.

Por último a dica é para aqueles que não têm um ambiente muito amplo: não esqueça que há opções de luminárias de teto e que, além disso, posicioná-las de acordo com espelhos dá a sensação de que o espaço é maior.

Depois dessas dicas é começar a iluminar! ;-)