Jardins incríveis do mundo

Jardins em meio ao concreto das cidades já são belos por natureza, mas alguns superam outros em termos de paisagismo. O Jardim de Versailles, provavelmente o mais famoso do mundo, é um exemplo do que estamos falando. Repleto de flores, fontes e um enorme canal, foi construído com o trabalho de mais de mil homens. Árvores foram transportadas de diversas cidades da França para agradar ao Rei Luís XIV.

O Yuyuan Garden, em Shanghai, também foi construído há mais de 400 anos, no estilo típico da jardinagem chinesa: muitos caminhos de pedra, paredes de cabeça de dragão, pontes em ziguezague e inúmeras passagens secretas. Infelizmente, o lugar não é aberto ao público desde 1961.

O Garden of Cosmic Speculation, na Escócia, abre apenas uma vez ao ano. E vale a visita, já que não há jardim parecido com esse no mundo! Arquitetado para provocar a mente, esse lugar tem as plantas como atrativo secundário. As formas geométricas baseadas em fórmulas matemáticas é que roubam a cena.

E não podíamos esquecer o Jardim Botânico, em Curitiba. Inspirado na arquitetura de jardins franceses, o lugar tem uma estrutura de entrada magnífica! Sem falar na estufa central, em estilo Art Nouveau, que atrai pesquisadores de todo o mundo com sua coleção de plantas nativas. Demais!