Sinal de pedestre interativo arranca sorrisos em NY

Junto com o mundo moderno veio muita agilidade, rapidez, novos afazeres e a pressa. Às vezes, no meio dessa correria, coisas boas, legais e o cuidado com o próximo acabam se perdendo, né? Nada disso! Ao menos não se depender dos estudantes do Programa de Telecomunicações Interativas (IPT) da NYU.

Esse grupo de estudantes está colocando em prática em Manhattan um experimento que promove uma dinâmica divertida e descontraída entre os cidadãos e a cidade. Mas não se enganem, porque esse aparelhinho sabe também a hora certa de dar um “puxão de orelha”. Tudo, é claro, por boas causas e com muito bom humor.

Trata-se do projeto Pop Pop “a living pedestrian signal”, ou seja, “um sinal de pedestres vivo”. Com base nas informações atualizadas do local, como as condições do tempo e notícias da segurança da cidade, e ainda um live feed a cada 5 minutos com as novidades das ruas, como movimentação de pedestres, trânsito e interação das pessoas, o Pop Pop representa como a cidade “se sente” naquele momento.

O sistema tem duas telas: uma com uma carinha expressando um dos seus seis estados de humor: feliz, atento, relaxado, pra baixo, com sono ou distraído. A outra mostra mensagens como “Tenha um ótimo dia porque você é incrível” ou “Fique seguro. Levante os olhos do seu celular.”.

A grande graça de toda essa brincadeira é que a máquina vai apenas refletir a forma como as pessoas estão agindo e interagindo com os outros. Logo, quanto mais gentis e educados, mais palavras carinhosas e sorrisos vão ser trocados. :)