Viagem pelo Brasil: destinos incríveis pra fazer aquele mochilão

Que todo mundo ama viajar, a gente sabe. Mas nem sempre precisamos ir tão longe pra ter experiências muito interessantes e transformadoras. O nosso Brasil(sil) é um país gigantesco e tem tantas culturas e tão ricas! Lugares sensacionais não faltam nesse país. E esse post é pra enaltecer esse lugarzão maravilhoso.

Alguns destinos são perfeitos se você está em busca de autoconhecimento. Sabe aquelas paisagens com um horizonte tão longo e infinito que lembram a gente de como o mundo é lindo e que somos um pedacinho de tudo isso? Foram esses destinos que a gente separou pra você! Dá pra viajar sozinha ou com o grupo, vai de você. Mas se tá em dúvida de como organizar uma viagem, aqui tem dicas super legais.

Separamos 3 destinos brasileiros imperdíveis!

Lençóis Maranhenses

Os lençóis são chamados assim pois são um conjunto de lagoas naturais e dunas que, de cima, parecem lençóis bem amassadinhos. Pra você ter uma ideia, os lençóis são mais extensos que a cidade de São Paulo! Mas eles são um pouco inacessíveis: não dá pra chegar lá sozinho, você precisa ir de Jipe ou 4×4, então você vai precisar dar uma olhada nos passeios organizados pelos hotéis ou empresas da cidade. O local mostra a magia da natureza e faz sol quase sempre. Mas, apesar disso, é super tranquilo andar de pés descalços na areia: uma camada de argila cobre toda o chão. Isso faz com que também seja possível que se formem essas piscinas naturais. Incrível, né?

Jalapão

É um parque de preservação ambiental, localizado no estado de Tocantins. A região tem rios e ribeirões de água cristalina pra se refrescar à vontade. O Jalapão já foi até cenário de novela, então prepara a câmera pra tirar muita foto, porque esse lugar é de encher os olhos! É muito importante planejar essa viagem pra não rolar nenhum imprevisto, pois a densidade populacional da região é de 0,8 habitantes por quilômetro quadrado. Ou seja, você não vai encontrar muita gente por lá pra socializar, e pode passar alguns dias sem ver UMA alma viva. Talvez seja mais fácil encontrar por lá um lobo-guará ou uma onça (eita!).

Cerrado Brasileiro

Tá sabendo que a Imaginarium tem livros temáticos sobre vários assuntos legais, né? Nosso livro Cafundó conta um pouquinho sobre cultura brasileira, viajando por diversas regiões do país de uma forma super gostosa de ler. Separamos um trecho pra te inspirar a conhecer esse pedação do Brasil, lindo que só.

Seguindo o perfume do cerrado pelos quarteirões

Tá sabendo que a Imaginarium tem livros temáticos sobre vários assuntos legais, né? Nosso livro Cafundó conta um pouquinho sobre cultura brasileira, viajando por diversas regiões do país de uma forma super gostosa de ler. Separamos infos legais sobre o cerrado pra te inspirar a conhecer esse pedação do Brasil, lindo que só.

POR ONDE IR

Goiás e norte de Minas Gerais: um caminho que é sobre experimentar a proximidade entre gente e natureza.

COMUNIDADE KALUNGA (Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, Go)

Há 300 anos, negros escravizados fugiram mapa adentro em busca de vida livre. Assim surgiu o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, maior comunidade remanescente de quilombos em extensão territorial do Brasil. Quase oito mil pessoas vivem principalmente da agricultura familiar e do turismo ecológico e comunitário, em terras da Chapada dos Veadeiros com rios, cânions e cachoeiras. Danças, ladainhas e folias são algumas das manifestações culturais do povo Kalunga.

FEIRA DO CERRADO (Goiânia, GO)

Encontro marcado com a arte espontânea, com a gente e seus produtos da terra: é semente, é folha, é doce, é licor, é conserva de pequi, é castanha de baru, é sabonete artesanal de barbatimão. A cada domingo, durante a manhă, acontece a maior feira do Centro-Oeste. Construtores de violas e rezadeiras são alguns dos anfitriões nesse museu de saberes a céu aberto.

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE CAXAMBU (Pirenópolis, GO)

Um grupo de mulheres da zona rural que trabalha com a preservação e a conservação do Cerrado, criando meios de vida sustentável para o pequeno produtor, produzindo e comercializando produtos cerratenses, como geleias e doces de baru e cagaita.

O QUE LEVAR

Tudo aquilo que significa espaço para se abastecer de histórias da terra

  • Garrafa d’água
  • Livro do Guimarães Rosa
  • Câmera fotográfica
  • Coletânea de poemas de Cora Coralina
  • Sacolas de pano para carregar comida
  • Seleção musical para ver as paisagens do Cerrado
  • Lápis para anotações
  • Fotos da sua família e da casa onde foi criado: para começar conversas
  • Protetor solar
  • Sapato para trilhas nos parques
  • Chapéu

O livro, ainda, apresenta um Manual de Prosa, que mostra as gírias da região; Da Natureza, que fala dos animais e plantas que lá habitam; as Celebrações do local, e ainda Com Quem Conversar; Parar e Entregar que conta lugares imperdíveis pra visitar; Ouvir Dizer, que narra as lendas de lá; Trecos, ou seja, objetos típicos; Para Provar, que enumera as receitas que estão nas mesas dos nativos. Passando pelas regiões do Brasil, ele mostra todas as vivências reais e o respeito à cultura de cada local. Se você se interessou, pode encontrar essa maravilha aqui pra conhecer o Brasil pelos olhos da Mayra Fonseca, autora do Cafundó.