Decoração hygge: já ouviu falar?

Hygge é uma palavra dinamarquesa (pra falar certinho: huga) que significa algo como aconchego consciente entre amigos. Esse conceito pode ser aplicado em tudo na vida: beber um chazinho em frente a lareira ou pegando um sol é bastante Hygge, assim como marcar um jantarzinho com seus amigos e colocar várias velas pela casa, ou ainda sentar na sua varanda pra ler aquele livro de poesias que você adora. Os dinamarqueses têm uma cultura de serem amáveis uns com os outros e, muito importante, com eles mesmos.

Esse conceito de felicidade – que é o Hygge – é usado na decoração. Óbvio que o resultado é aquelas casas que você chega a suspirar quando bota o pé, tipo seu maior sonho do Pinterest, cheia de almofadas, cortinas e tapetes lindos, com aquele sofazão feito pra você se jogar e a mantinha com um tricozão bem comfy. Se você tá a fim de aplicar essa estética na sua casa, confere aqui as nossas dicas.

Mantas

Não pode faltar de jeito nenhum, já que toda hora é hora da soneca. Dá pra ter várias num cesto do ladinho do sofá pra se esquentar a qualquer momento e curtir um Netflix and chill. E os tecidos? Sempre naturais: algodão, linho, lã ou pelo (de mentira! Os animaizinhos agradecem). Num tricô ou numa trama bem grossa, fica lindo. Pra guardar elas do ladinho do sofá, é legal ter um cesto.

Cores e luzes

Essa dupla é essencial pra deixar a casa super aconchegante. Manter uma paleta de cores clara e confortável aos olhos – com alguns pontos coloridos, se você não se aguentar – tem tudo a ver com conforto e com hygge. Aqui, menos é mais: branco, cinza e creme são os que colorem – mas não muito – a decoração. O bom é que não tem erro. Os rosas claros, como o rosa millennial, também caem como uma luva na composição, assim como o cobre rose.

Sobre a iluminação, as luzes amareladas são sensacionais. Velas são quentinhas e dão aquele toque especial em qualquer ocasião, seja num jantar romântico ou num banho depois de uma semana difícil. Se você acha velas pouco práticas, uma boa é escolher lâmpadas que também tem essa luz mais amarela. Dá pra escolher lâmpadas de filamento – mais lindo ainda! Mas aí tem que mostrar. Dá pra criar pendentes lindos com essas lâmpadas ou colocar várias luminárias pela casa.

 

Cozinha

A cozinha é uma parte muito importante do Hygge, porque é um lugar de convivência com a galera e com a família. Nada mais afetuoso do que cozinhar pra quem você ama ou prepararem um chazinho pra você quando estiver doente. Lá também dá pra implantar essa decoração confortável. Pode começar já a fazer uma coleção de canecas e bowls (rs)!

Ter várias plantas, como ervinhas pra chá, é muito legal e útil também. E nada te impede de ter outras plantas, desde que o ambiente seja bastante iluminado (afinal as plantinhas também precisam de luz!). O que combina demais também é ter vários potes com ingredientes naturais com etiquetas pretas com o nome delas, pra exibir mesmo o quanto você é saudável.

Amou tudo? Tá esperando o que pra colocar o Hygge em ação na sua casa? Depois conta pra gente como ficou.