4 receitas de chá delicinhas

Chá é uma bebida que não tem frescura: tá com você no inverno pra te esquentar, no verão cheio de refrescância e até na doença, te ajudando a se recuperar daquela gripe chata. É difícil quem nunca tenha tomado, mas tem bastante gente que não gosta do bendito do chazinho, o que é uma injustiça.

Bem, pra quem adora um chá, mas queria parar de tomar só daqueles de saquinho, conhecer sabores novos, ou acha que anda bebendo pouco líquido durante o dia e quer mudar isso, ou, ainda, não gosta de chá, nós separamos umas receitinhas sensacionais pra ampliar seus conhecimentos chazisticos (rs).

Nada melhor do que investir num chá natural, feito só com produtos de verdade.  Todas as receitas foram tiradas do livro Comidinhas do Bem, que está disponível aqui. Foram usados só ingredientes naturais e bem fáceis de encontrar. Um chazinho não faz mal a ninguém. ;)

  1. Chá do Nascer do Sol

A autora recomenda que se tome o chá ao sol matinal, depois de acordar. O chá tem um pouquinho de cafeína, então é a bebida perfeita pro café da manhã. É só pegar sua xícara e aproveitar o solzinho na varanda.

Ingredientes

3 xícaras de água

3 sachês de chá Earl Grey ou chá preto

3 Laranjas

3 Colheres de sopa de agave ou mel

Leite de soja orgânico à gosto

Gelo (opcional)

  1. Leve a água pra ferver em uma panela pequena com a tampa. Quando a água começar a ferver, retire do fogo, adicione os sachês de chá e deixe na água fervente por 5 minutos. Retire os sachês.
  2. Adicione o mel ou o agave e misture bem.
  3. Esprema o suco de duas laranjas e meia e adicione o chá. Corte a última metade da laranja em fatias e adicione ao chá.
  4. Se for servir quente, já está pronto. Se for servir como chá gelado, deve esfriar na geladeira e sirva com algumas pedrinhas de gelo. Quente ou frio, sirva com leite de soja orgânico.

Rende 4 xícaras.

    1. Chá de Maçã com Canela

Esse chá é ótimo para tomar antes de ir dormir, já que não contém cafeína. Ainda tem um cheirinho de bons sonhos.

Ingredientes

4 xícaras de água

1 xícara de pedaços de maçã

1 tronco de canela

1 pedaço de gengibre (mais um menos do tamanho de um dedão)

Agave ou mel a gosto

  1. Leve todos os ingredientes para uma panela e ferva.
  2. Reduza até atingir mais ou menos duas xícaras de líquido.
  3. Coe e sirva quente.

Rende 2 xícaras.

    1. Latte chá matcha com leite de soja

Pra quem está tentando fugir do café com leite, essa é receita de chá ótima opção, já que esse chá tem cafeína. O pó matcha é um daqueles produtos 1000 em 1, dá uma olhada; ele acelera o metabolismo, aumenta a imunidade, controla a pressão e, ainda melhora o humor e a concentração. :)  

Ingredientes

1 ½ xícara de leite de soja

2 colheres de chá de pó matcha

4 colheres de chá de agave

½ xícara de água fervente

1 colher de chá de extrato de baunilha

  1. Adicione o leite de soja, o pó matcha e o agave a uma panela pequena. Leve ao fogo médio mexendo com espanador (que é feito de bambu e feito pra misturar o pó do chá matcha na água) até dissolver o pó de matcha.
  2. Retire do fogo, adicione a água fervente enquanto continua a misturar.
  3. Adicione o extrato de baunilha e misture bem. Sirva quente.  

Rende 2 xícaras.

    1. Superchá de limão antioxidante

Essa receita de chá é super antioxidante e dá um up na energia! A cúrcuma é anti-inflamatória, então esse é um bom chá pra quando você está mais doentinho e precisa melhorar a imunidade.

Ingredientes

Suco de 1 limão siciliano

½ limão siciliano cortado em fatias

½ colher de chá de gengibre em pó

¼ de colher de chá de cúrcuma

2 colheres de agave

4 xícaras de água

  1. Adicione todos os ingredientes a uma panela e aqueça em fogo, até atingir a temperatura desejada. Sirva quente.

Rende 2 xícaras.

Parecem deliciosas essas receitinhas, não? Tá esperando o que pra testar? Se for a caneca perfeita, nós temos várias aqui. Depois conta pra gente como ficou. :)