5 fatos que ninguém conta sobre ser mãe

Ser mãe é uma experiência única e não importa o quanto as pessoas falem sobre maternidade, só dá pra entender mesmo quem vivencia. Parece tudo lindo, é tudo romantizado, mas nem tudo é assim.

O problema é que, como nem todo mundo fala disso, quando acontece pode ser uma surpresa. Então vamos fazer a nossa parte listando cinco fatos – de muitos que poderiam ser ditos. Chega mais:

1. Entenda que os primeiros meses são uma adaptação.
A vida muda completamente. Você tem que se acostumar com uma nova rotina e com uma nova pessoinha dependendo de você. Essa fase não é nada fácil. Você não vai ter tempo suficiente pra você, não vai conseguir dormir, parar calmamente para comer, tomar banho relaxada e *inclua aqui qualquer atividade da rotina do dia a dia*. E ah, vai se sentir muito insegura de não fazer o “certo”, porque o tal do instinto materno vem com a experiência, com a convivência. Ninguém nasce sabendo mesmo, tá?

2. A amamentação não é simples.
É lindo, é um momento todo da mãe e do bebê, uma ligação profunda. Só que as pessoas não falam que não é só o bebê nascer, pegar o peito e se alimentar. O leite pode demorar pra descer, a hora da amamentação pode doer bastante – o bico do peito pode rachar e até sangrar -, e ainda tem várias coisas que podem prejudicar e até privar as mães desse momento. Sem falar nas pessoas que vão te olhar torto quando amamentar em público (vai entender…).

3. Você vai chegar no seu limite.
E tá tudo bem você querer um tempo sozinha. Faz bem e qualquer mãe vai se sentir ou já se sentiu assim. Admitir isso não te faz menos mãe.

4. Você vai pagar (muito) a língua.
Sabe quando você achava que não ia dar refrigerante pro filho, não ia deixar ele assistir televisão/usar tablet, que só ia dar comida orgânica? Então. Aí você descobre que não é bem assim e entende quando dizem que mãe não se julga. Cada uma educa de um jeito e tá tudo certo. Ou seja: você vai ter cada vez menos paciência pra gente querendo dar opinião.

5. Nunca vai ser fácil lidar com separações.
Ah, você ficou triste quando ele foi pra escolinha, mas é porque ele era tão pequeno, né? Mas quando ele crescer, aí tudo bem. Só que não. Quando você perceber que ele já se vira sozinho, quando perceber que ele é adolescente e quer ficar no canto dele, quando sair de casa, quando morar longe… Tudo que mostre que ele não depende de você, vai deixar o coração apertado.


Já conferiu a nossa série de vídeos “Perfeitamente Mãe”? ; )

Diante de tudo isso, acredite: você vai ver sua mãe de um outro jeito, de uma maneira que nunca viu antes. Por mais que a gente fale sobre estas coisas aqui, troque experiências e leia livros, nada vai se comparar com essa experiência de ser mãe. Que por mais difícil que seja, todo o resto compensa. <3