5 livros que vão tocar seu coração

Quando o livro é bom mesmo, a gente se envolve de verdade com os personagens. A gente sente o que estão passando, vive aquela dor e a aventura junto deles e por aí vai.

Pensando nisso, convidamos a Raquel Costa de Carvalho para um post especial – ela é psicóloga, leitora assídua e colaboradora de blogs sobre livros. Então, já viu, né? Já anota as dicas, porque vem indicação boa por aí.

São histórias que vão fazer seu coração bater mais forte – e possivelmente seus olhos encherem d’água. Mas ela promete que você vai se sentir mais humano e completo depois de conhecer cada um deles.

Conta pra gente, Raquel:

1- Fique Onde Está e Então Corra, do John Boyne

John Boyne é famoso pelo seu livro O Menino do Pijama Listrado. Em Fique Onde Está e Então Corra, tem mais uma vez o olhar de uma criança para compreender a guerra. A história conta a busca do menino Alfie pelo seu pai, que lutou na 1a Guerra Mundial e voltou com uma enfermidade estranha – uma doença da mente, e não do corpo. A escrita é simples, mas nem por isso a linguagem é menos articulada ou o enredo menos complexo. Um livro lindo, para pessoas de qualquer idade.

2- Golem e o Gênio, da Helene Wecker

Uma história que é tantas coisas ao mesmo tempo, que é difícil descrevê-la. Golem e o Gênio conta a jornada de dois imigrantes de culturas muito diferentes – a árabe e a judaica – que se encontram na Nova York do início do século 20. Chava é uma golem e Ahmad é um gênio que acabou de sair da prisão de uma lâmpada, mas as principais questões da história são relacionadas à humanidade, e não à magia. Uma história delicada e sensível, com inúmeros personagens cativantes e reviravoltas inesperadas.

3- Eleonor & Park, da Rainbow Rowel

Eleonor e Park são adolescentes típicos vivendo nos anos 80, e esta é a sua história de amor. Mas o livro traz um romance adolescente com muito mais conteúdo e complexidade do que se espera do gênero. Eleonor não cabe no padrão de beleza que a sociedade impõe para ela, tanto porque não consegue quanto porque está muito além dele; já Park só está tentando sobreviver ao colégio de maneira sossegada. Eleonor tem roupas muito chamativas e é muito mais interessante do que qualquer pessoa que ele conhece; já Park percebe coisas nela que ninguém nunca tinha notadoe oferece coisas que ninguém nunca tinha lhe dado. Ela tem uma família complicada, e faz o que pode para manter a paz; já ele tem uma família perfeita, e não compreende como uma casa pode não ser um lar. Eles trazem tudo de melhor e mais verdadeiro um do outro a tona; tudo com sarcasmo, humor, e muitas referências geek. É um livro para ficar suspirando por semanas…

Livros que tocam seu coração 01

4- Tudo que nunca contei, da Celeste Ng

É incrível como alguns livros sobre famílias comuns, pessoas que poderiam ser nossos vizinhos ou parentes, conseguem ser tão impactantes e fortes. Este é um um bom exemplo deste tipo de livro. Ele conta a história da família Lee, de descendência chinesa, que vive uma vida pacata no interior dos Estados Unidos nos anos 70. Até que sua estrutura é abalada quando a jovem Lydia, sua filha favorita, desaparece um pouco antes de se formar no colegial e realizar todos os sonhos frustrados dos seus pais. Aos poucos vamos vendo como esta família aparentemente perfeita estava na verdade se equilibrando em uma corda bamba, e descobrimos o que aconteceu de fato com Lydia. Triste e significativo, mas também esperançoso e delicado, esse livro merece todos os inúmeros prêmios que recebeu.

5- Sete Minutos Depois da Meia-Noite (ou O Chamado do Monstro), do Patrick Ness

Sua mente acreditará em mentiras confortáveis ao mesmo tempo que também sabe das verdades dolorosas que fazem essas mentiras necessárias.” Esse é o tema extremamente profundo deste livro curtinho, protagonizado por um menino de 13 anos que está passando por situações que vão muito além da puberdade. Sua mãe tem câncer, seu pai mora com a nova família nos Estados Unidos, e toda noite, à 00h07, ele é atormentado por um monstro. Apesar de ser um monstro terrível, daqueles que deixam uma trilha de destruição por onde passam, Connor não tem medo dele. Existem coisas piores do que um monstro – como a verdade, por exemplo. Prepare o lencinho, porque este livro vai te destruir.

Livros que tocam seu coração 02

E depois que você tiver sentido tudo que tem direito: todo amor, tristeza, esperança e beleza que há no mundo, sinta-se a vontade para dividir essa emoção com as pessoas a sua volta. Porque é para isso que um bom livro serve: para te trazer mais para perto dos outros, e, principalmente, para mais perto de você mesmo.