Guia de yoga para iniciantes

 

Não é novidade pra ninguém que praticar um exercício físico faz toda a diferença no dia a dia. Ainda mais quando o exercício é como a yoga, que é um alimento pro corpo e pra mente. A yoga é uma prática que abraça os campos espiritual, físico, ético, moral, mental e meditativo.

Ela tem certa idade, então vamos combinar que merece respeito: existe há pelo menos 5 mil anos e nasceu na Índia. Ganhou esse mundão, ajudando muita gente a se conscientizar corporalmente, a se conectar com seu ser interior, e, ainda, ser alguém mais relaxado e menos ansioso.

Um dos principais benefícios da yoga é ligar a prática física ao mindfullness (a total concentração no aqui e agora), e melhorar a postura, respiração, mentalização, equilíbrio interior e concentração. Bem lhamastê, né? Aproveita a deixa e vem cá com a gente saber um pouco mais sobre esse conhecimento milenar e se tornar uma yogini (termo feminino para yogi/yogui, praticante de yoga).

 

 

Escolha seu tipo de yoga

A yoga existe há muitos e muitos anos e está em todas as partes do globo. Exatamente por isso que vários tipos de yoga foram criados! Alguns focam mais na parte física, outros exigem mais força ou consciência corporal, como o Power Yoga, e outros tem uma abordagem mais espiritual, com muitos exercícios de respiração, como a Yoga Integral e a Kundalini Yoga. De qualquer forma, todos eles seguem filosofias bastante parecidas, como concentração na respiração e meditação. Dá uma pesquisada e vê qual se encaixa mais com o que você quer alcançar com a prática.

 

 

E o vocabulário?

A yoga tem várias palavrinhas diferentes, em sânscrito, uma língua milenar asiática. Pra parecer que você entende tudo, vamos explicar aqui as palavras chaves:

  • Asana: são as poses que se faz durante a prática da yoga. Cada pose tem um nome que também é em sânscrito.
  • Savasana: ou, como se diz em português, a postura do cadáver. Não fica com medo não, é como se termina uma sessão de yoga: deitadinhos e relaxados no chão. Essa é considerada uma das posições mais fáceis de executar, mas a mais difícil de manter: você tem que se manter num estado de puro relaxamento, e ao mesmo tempo consciente e acordada, quando sua maior vontade é tirar uma sonequinha!
  • Padmasana: é a asana de flor de lótus, ou seja, uma posição de meditação em que se cruza as pernas e se deixa os pés em cima das coxas. Um clássico.
  • Pranayama: é o tipo de exercício de respiração que fazemos durante a yoga e que também é praticado no final de uma sessão ou nas práticas individuais. Tem a intenção de controlar o ritmo da respiração.
  • Prana: pode ser traduzido como a energia que é absorvida pelos exercícios de respiração, ou seja, os pranayamas.

 

 

Prepare-se

Pra começar a prática em casa, academia, ou escola de yoga, você só vai precisar de espaço, um tapete pra yoga e roupas confortáveis. Depois de escolher um curso – ou até mesmo um dvd ou vídeo no YouTube pra praticar em casa -, lembre-se de começar no nível iniciante. Nada de querer começar em um nível hard, com aquelas posições doidas de cabeça pra baixo: você pode acabar se machucando.

E se você não for do tipo flexível, calma que tudo tem jeito! Pra já começar a pensar como uma yogini, tenha consciência das suas capacidades e não se preocupe: quanto mais você praticar, melhor vai ficar.

 

 

Crie uma rotina e uma sequência

É recomendado que você comece com práticas mais curtas e que vá aumentando a duração com o tempo. Praticando 10 minutos por dia, você já consegue perceber os benefícios da yoga na sua vida. Vai dizer que não dá pra encaixar até nos dias mais corridos? ;) Dizem que praticar de manhã faz com que você consiga sentir-se relaxada durante grande parte do dia. Parece ótimo, né?

Sobre as sequências, são de asanas (lembra o que é?). Você consegue, com o tempo, praticar várias e perceber quais oferecem mais benefícios pra você. Geralmente, as sequências são assim:  

  1. Uma breve meditação com exercícios de entoação (aaaaahhhuuuummm), pra acalmar a cabecinha e se concentrar no exercício.
  2. Depois de meditar, comece com poses de chão.
  3. Passe do aquecimento, com saudações ao sol, para as poses em pé, inversões, inclinações pra trás e pra frente, e finalize com a pose de cadáver (ou savasana, como te ensinamos ali em cima).
  4. Feche sempre a sequência da sua prática com uma pose final de relaxamento.

 

E aí, pronta pra começar? Se conhecer melhor e exercitar seu corpo nunca é demais, né não? Depois conta pra gente como você está mais relaxada e contente. ;)