5 dicas pra quem mora sozinho – #TeamBia

Prepare-se porque não é fácil morar sozinho, não. Nem tudo é party all nigth, muito menos igual a Friends, já aviso pra não ter decepções depois.

Entre se organizar para lavar roupa toda semana, lembrar de pagar todas as contas e a solidão que bate de vez em quando, o prazer fica por conta de voltar pra casa a hora que quiser, receber amigos e, claro, pode dizer “minha casa, minhas regras”.

Eu fui morar sozinha – entenda fora da casa dos pais – aos 17 anos quando entrei na faculdade. Nessa hora muita coisa já muda, não adianta gritar “Mãe, cadê a minha jaqueta de couro preta?”, porque sua mãe não estará lá. Dependendo de onde você vai morar, terá regras de limpeza, dias bem definidos de pagamento, “bom senso” sobre barulhos…

Me ferrei, lavando roupa branca com lençol vermelho, comprando o mundo inteiro no mercado, entre outras coisas, então presta atenção pra não fazer igual:

1.       Organize todas as contas que você tem que pagar!

De preferência, coloque-as todas em débito automático. Vale também colocar um evento no calendário do celular todos os meses para lembrar: o aluguel, a luz, a internet… Se tiver um quadro negro na cozinha ou ímã de lembretes na geladeira, tá valendo escrever neles também!

2.       Lavar roupa será um ótimo programa para sábados de manhã.

Lembre-se: Separe roupa coloridas das roupas brancas. Lençol e toalhas também precisam de lavação, tá? Se tiver muita preguiça de passar roupa, pendurá-las para secar já no cabide, ajuda muito.

3.       Vamos às compras!

O mundo não vai entrar em guerra, então você não precisa comprar o supermercado inteiro. Eu prefiro ir ao mercado toda semana e comprar o que vou consumir em um período curto, assim o desperdício é evitado.

4.       Monte uma planilha de limpeza, vai ser útil, acredite.

Defina que toda terça-feira vai fazer a faxina quando chegar do trabalho ou faculdade, ou que toda sexta-feira é de dia lavar roupa. Apesar de não gostar de rotina, essa dica é útil e incrível para controlar todos os afazeres.

5.       Seja amigo dos vizinhos!

Não precisa ser melhor amigo, mas conheça quem mora ao seu lado. Quando faltar café, precisar de um help pra abrir aquele pote de azeitona ou quando acabar a bateria do seu carro, você sabe em que porta bater.

No mais, se quiser aquele brigadeiro delícia que só a mãe faz, ou aquele vestido impecavelmente passado, só tem uma solução: vai lá e faz!