As ceias de Natal em várias partes do mundo

Papal Noel é o mesmo, só muda o nome. O pinheirinho decorado também, apesar de alguns detalhes, um tipo de enfeite aqui, outro lá. Mas tem tradições que são únicas e especiais, em cada canto do mundo. Já contamos aqui várias curiosidades divertidas sobre o Natal. Agora que tal falarmos sobre as ceias nos mais diversos lugares?

Françapor incrível que pareça, nesta data as porções francesas não são nada pequenas, e muito menos light. Patês a base de trufas, ostras ao molho de champagne, lagosta, carne de cervo, faisão, foies de gras e outras delícias estão sempre presentes. Destaque para o Bûche de Nöel, um rocambole de amêndoa coberto com chocolate, em formato de tronco de árvore.

Portugal – na terra do Papai Natal, é hora de servir o Bacalhau com Todos, preparado com muitos legumes. De sobremesa, Rabanada. No dia seguinte rola uma fritada com tudo o que sobrou da festa, temperada com alho e azeite, o famoso Roupa Velha.

Espanha – a troca de presentes acontece no Dia de Reis, 6 de janeiro, e, para a data, a tradição é preparar uma Rosca de Los Reyes Magos, com frutas cristalizadas e um brinquedo escondido no meio da massa. Na Nochebuena (24/12), também rola uma ceia, mas não é tão forte.

Itália – os mais populares pratos são o Pan D’Oro, um pão de casca crocante coberto de açúcar, e o Panettone (que aliás, é bem diferente do que conhecemos aqui.

Alemanha – muita comida pesada e deliciosa, como poderia se esperar: carne de porco e ganso assado, recheado com repolho roxo e kartoffelklösse (massa feita com batata cozida) são essenciais na mesa dos alemães. Outra atração é uma espécie de pão doce, o Stollen. Ah, e também tem uma simpatia divertida: para trazer a felicidade durante o resto do ano, a árvore dos alemães deve ser decorada com 12 enfeites, entre doces, frutos e flores de papel.

E você, já está preparando as receitas de Peru, Chedar e Panettone pra essa noite linda, que já tá chegando aí?