Dia do macarrão: 5 dicas pra fazer uma bela macarronada

Joga a dieta pra escanteio, porque hoje tá liberado escorregar no espaguete, abusar da massa, botar a tarantella pra tocar de fundo e mangiare una bella pasta! Da Itália para o mundo, o dia do macarrão tá aí pra fazer a alegria das nossas mesas, afinal o dia é dele, mas quem se dá bem é a gente se esbaldando na macarronada.

Só não vai achando que macarrão é bagunça, viu! Tirem as facas da mesa, porque cortar a massa na frente de um apaixonado por comida italiana é assunto sério. Mas tá tudo sob controle, porque a gente já tratou de descobrir as artimanhas pra fazer e comer um macarrão no capricho e fazer todo mundo ficar feliz e de barriga cheia. Confere aí:

#1. A proporção é de 1 litro de água filtrada pra cada 100 gramas de massa. E nessa receita o ideal é 10 gramas de sal, mas acrescente só depois da água ferver.

#2. Nem pensar em quebrar o macarrão pra caber na panela. Como já falamos, não se corta espaguete, nem na panela, nem no prato! Pegue uma panela maior e, caso ainda não caiba, é só esperar um pouquinho que a parte do macarrão imersa na água quente vai amolecer, cedendo espaço pro resto.

#3. Muita gente coloca óleo ou azeite na água pros fios não grudarem, mas isso não é necessário. Basta colocar boa quantidade de água, como citamos acima, e mexer o conteúdo algumas vezes com um garfo.

#4. Pra saber o ponto certo da massa, pegue um fio de espaguete e corte ao meio. Se ainda estiver um com pontinho branco no centro, deixe mais tempo no fogo. Se estiver todo da mesmo cor, já tá pronto pra comer.

#5. Mesmo acrescentando depois um molho, é válido não escorrer completamente o macarrão pra massa não ficar tão seca e dura. Escorra só o suficiente pra que ele não fique “empapado”.

Aí é correr pra mesa sem deixar esfriar, porque macarrão nada tem a ver com vingança, logo é um prato que se come quentinho mesmo. ;)