Hora de arrumar o guarda-roupas: conheça a nova moda do armário-cápsula!

Menos é mais? Na moda parece que é sim! Pelo menos é isso que os adeptos do armário-cápsula vêm provando.

Essa ideia surgiu lá nos revolucionários anos 70, mas foi adaptada pros dias de hoje pela blogueira Caroline, do Un-fancy.com,  com o principal objetivo de diminuir o consumo desenfreado e desnecessário – que o tal fast fashion coloca a gente -, entre vários outros bônus, como pensar a moda com mais personalidade. Ideia boa feito essa, lógico que virou tendência! É sobre moda e tá na moda. ;)

O conceito de armário-cápsula serve principalmente pra otimizar o seu guarda-roupas, tornar o vestir mais prático e melhorar a sua relação com a própria moda, considerando muito mais a durabilidade e qualidade das peças, já que o que você vai ter é aquilo que você realmente gosta.

Mas chega de lero-lero e vamos à prática! Pra ter um armário-cápsula, você basicamente precisa seguir esses 8 passos:

#1. Separe um número  X de peças que gosta e que você quer usar nessa estação. Aproximadamente 40 peças costuma ser um bom número pra maioria das pessoas.

#2. A dica é dar prioridade para peças fáceis de combinar com outras, os famosos coringões, considerando sempre sua rotina de compromissos e o clima da estação (se está mais calor, certamente terá mais blusinhas do que casacos na sua seleção e etc).

#3. Nessa contagem, logicamente, não precisam entrar pijamas, peças íntimas ou roupas de festa, que você pode precisar excepcionalmente.

#4.As outras roupas que sobraram, que não foram as X selecionadas, você deve guardar em caixas e colocar debaixo da cama, na dispensa ou em algum lugar que não irá mexer.

#5. Durante essa estação use e abuse apenas das roupas selecionadas! :D

#6. Quando começar uma nova estação é hora de fazer o balanço do que foi bem utilizado e do que não foi tanto nas peças selecionadas, e também do que você sentiu falta entre as roupas encaixotadas. O que não sentiu falta, pode doar sem dó nem piedade!

#7. Depois desse balanço é hora de fazer as trocas de peças, e selecionar o mesmo número X de peças que você quer poder usar na próxima estação. O resto será no novamente encaixotado e assim por diante.

#8. E se você está se perguntando com pesar: mas não pode comprar peças novas? :(

Pode sim, mas com valor determinado. Reserve uma quantia fixa que só poderá ser gasta quando rolar essa mudança de estação e, consequentemente, de armário-cápsula. Aí você escolherá as peças desejo com mais consciência, menos impulso, e com mais carinho também, né… Depois de tanto tempo aguardando tem que ser amor verdadeiro, como vai ser com todo o seu armário daqui em diante. <3