Mudança num pequeno ícone do Facebook que faz toda a diferença

Ei, dá uma olhadinha no seu Facebook e tente achar algo diferente. Não, isso não é um jogo dos 7 erros, na verdade é um jogo de 1 grande acerto que a gerente de design do Facebook, Caitlin Winner, criou meio que sem grandes pretensões.

Acabando com o mistério, o que mudou no Facebook foi o ícone de “amigos” lá no canto direito superior da tela. Esse é aquele ícone em que aparecem notificações quando alguém envia uma solicitação de amizade pra você ou quando aceitam a sua. Ele, que antes era formado pela silhueta de um homem na frente e de uma mulher menor atrás, agora tem homem e mulher em igualdade de tamanho e de posicionamento.

A designer descobriu esse ícone fuçando as pastas da rede social e ao ver como a mulher era representada “pela metade” e claramente à sombra do homem, Caitlin decidiu por conta própria testar novas possibilidades para esse símbolo.

Ela também mudou o cabelo da figura feminina, já que cismou que a antiga forma parecia um capacete do Darth Vader (e não é que parecia mesmo?!). Outra modificação foi no ícone de “grupos”, que antes tinha uma imagem masculina grande na frente, e outra feminina e masculina pequenas atrás. Agora quem toma a dianteira é a imagem feminina!

Essa pode parecer uma mudança boba, banal, pequena demais pra muitos… Mas a verdade é que só quebrando, pouco a pouco, esses simbolismos cheios de preconceitos, mas que já são tão antigos que acabamos nem percebendo o que significam, que a gente pode chegar a um mundo mais igual e pleno para todos. Nada é tão pequeno que não seja importante, ainda mais quando o assunto é igualdade.

Fica aqui o nosso salve à iniciativa da Caitlin! ;)