Projetos e iniciativas empoderando mulheres através da internet

Empoderamento e representatividade foram palavras de ordem no fim de 2015. O motivo foi o debate mais do que necessário sobre esses temas, que por tanto tempo tentavam sufocar na sociedade.

Esse debate surge pautado em assuntos recorrentes na vida de uma mulher, assuntos sérios, assuntos chocantes… O Enem abordou a persistência da violência contra a mulher, e a palavra persistência não veio à toa. O nosso histórico, os nossos números e os relatos que vemos por aí de violência física, verbal, moral e emocional fazem parte da vida de todas as gerações.

Então, é hora de falar! E projetos mais do que legais, mas essenciais, surgiram dando voz às mulheres e trouxeram à tona realidades que muitas vezes parecem distantes, mas que estão muito mais próximas do que imaginamos.

Iniciativas como o #MeuPrimeiroAssédio, do Think Olga, trouxe essa questão pras redes sociais com força total. As moças desse projeto também são as criadoras do Chega de Fiu Fiu e do #NãoéElogio que combate a naturalização do assédio sexual em espaços públicos.

Depois surgiu outra hashtag nas mídias, #MeuAmigoSecreto, em que os temas dos relatos pessoais se expandiram pra outros tipos de assédios e abusos que mulheres sofreram (e sofrem) ao longo da vida.

O movimento Vamos Juntas? também tem ganhado mais força! A ideia é mulheres desconhecidas se unindo e fortalecendo umas as outras, afinal todas temos muito em comum: “Na próxima vez que estiver em uma situação de risco, observe: do seu lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. Que tal irem juntas?”

Conheça mais sobre esses e outros projetos, informe-se sobre os temas e vem com a gente fortalecer o apoio e a luta por um mundo melhor. :)