Rota das cervejas em Santa Catarina

Pode chamar de rota das cervejas, ou da alegria também serve, o caminho trilhado por muita gente feliz, animada em busca de bons chopes.

A terra boa onde se encontram as melhores cervejarias do país é Santa Catarina que, graças a sua expressiva colonização alemã, tem um povo que aprendeu direitinho a magia dessa iguaria e passou a tradição das cervejas artesanais pra frente.

Confere algumas delas aqui:

Em Blumenau tem a tradicionalíssima Eisenbahn que faz um licor de cerveja como ninguém.  Ainda na cidade tem o Museu da Cerveja e a Cervejaria Bierland. Ah! E se o passeio for em outubro, pode bebemorar na Oktoberfest. ;)

A cidade de Brusque tem a Cervejaria Zehn Bier cheia de variedade para os cervejeiros.

A Cervejaria Holzweg de Lontras segue ao pé da letra a Lei de Pureza Alemã nos ingredientes usados pra fazer uma cerveja, são eles apenas 3: lúpulo, malte e água. Seguindo esse mesmo padrão, só que localizada mais ao sul do estado, tem a Saint Bier, em Forquilhinha.

Em Gaspar a dica é passar pela Das Bier Cervejaria e se esbaldar com o aconchego do lugar e, é claro, com os chopes.

Quem passar por Joinville pode e deve conferir a produção da Opa Bier. E em Pomerode é a Cervejaria Schornstein e sua arquitetura histórica preservada que fazem a felicidade dos cervejeiros, bem como em Treze Tílias a Cervejaria Bierbaum.

E entre as mais antigas cervejarias artesanais e familiares em atividade está a cervejaria Borck em Timbó. Vale a visita (e também vale bons goles). ;p

Imagens: 1 | 2 | 3