Semana do Meio Ambiente

Junho é o mês que o tão aguardado inverno dá o seu ar (gelado) da graça aqui no hemisfério sul. Mas antes mesmo de se despedir do outono e dar oi pra estação mais fria do ano, as variações climáticas já são pauta de debates e ações, já que nessa primeira semana do mês é comemorada mundialmente a Semana do Meio Ambiente.

Esse evento mundial é organizado pelas Nações Unidas, a ONU, que escolhe a cada ano um tema principal a ser discutido e propagado.  E em 2014 os debates giram em torno especialmente das mudanças climáticas e das suas consequências ao nosso meio e a nossa vida, com o tema “Aumente sua voz, não o nível do mar”.

Para atiçar ainda mais a vontade das pessoas de participarem desse movimento, foi proposto um desafio: foram eleitos 4 famosos ativistas – a top model Gisele Bündchen, o  jogador de futebol Yaya Touré, e os atores Don Cheadle e Ian Somerhalder –  para serem os embaixadores da ação, sendo que cada um deles terá um compromisso específico  com o ambiente e formará um time com todos que se envolverem a cumprir esse desafio.

Entre as causas dos embaixadores estão atividades rotineiras e simples, mas super importantes para a saúde do planeta, como se comprometer em não desperdiçar alimentos, ter um estilo de vida mais verde, eliminar o uso de plásticos e ficar ligado em apagar as luzes quando dispensáveis. Aí depois de escolher é só registrar o compromisso com o seu time aqui e compartilhar suas boas ações nas redes sociais.

Aqui pela Imaginarium estamos sempre de olho na responsa e atentos aos pequenos detalhes que fazem toda a diferença para o meio ambiente. Ideias simples como plaquinhas no escritório orientando para não esquecer a luz ou ar condicionado ligados, para usar a impressora conscientemente, para não deixar a torneira aberta quanto estiver escovando os dentes, etc. E também de não usamos objetos plásticos descartáveis. Por exemplo, por aqui cada um tem a sua caneca, o que além de ser sustentável é bem mais personalizado e charmoso.

No final dessa brincadeira com objetivo seríssimo, quem acumular mais compromissos se torna o time vencedor, mas todos nós sabemos que os verdadeiros ganhadores somos todos nós e o nosso planeta. :)