5 dicas facinhas pra tirar fotos melhores com o celular

A câmera do celular não é meeesmo um impedimento pra você tirar fotos boas, viu? E se você tá a fim se empenhar mais pra registrar bons momentos, bora lá que a gente tem várias dicas aqui:

viu se a lente tá limpa?

Parece besteira, mas, ó, vocês não sabem a diferença que isso pode fazer. A gente acaba esquecendo de limpar e só percebe quando estão beeem sujas e deixam a foto embaçada. Só que, às vezes, não é tão perceptível e só quando limpa vê como isso atrapalha!

luz, luz, luz

Esse é talvez o maior segredo das fotos de celular. Com uma boa iluminação – de preferência natural -, ela fica muito mais nítida e te dá mil possibilidades na hora da edição. Só que, se tiver escura, vai ficar granulada e o resultado vai ser pior, independe do aplicativo que você for usar.

Mas peraí: se você quer luz necessariamente precisa ir para o sol? Tudo de depende do efeito que você quer. Se for o Sol do meio-dia e do começo da tarde, ele vai fazer uma sombra mais marcada (o que pode ser muito bom em alguns casos). Se você quiser só dar uma iluminada, procure uma sombra perto de uma luz (um lugar coberto na rua, por exemplo).

Mas como nada é regra quando se trata de fotografia, espia só como essa mesma luz que atrapalhou ali em cima pode ser o diferencial da foto:

E sabe aquela função HDR? Deixa ela ligada sempre, porque ela corrige a luz quando algo está muito claro e vai ficar ~estourado, bem branco! ; )

olha o ângulo

Claro que tudo depende do que você quer com a foto. Só que, em geral, ficar na mesma linha do que você quer fotografar funciona bem! Ó a diferença que dá:

E o mesmo vale pro enquadramento, ó. Pensa no que é mais importante e vai na fé!

+ brilho + contraste: quero

Geralmente as fotos que a gente tira saem mais apagadinhas e colocar um pouco de brilho e de contraste dá aqueeeela ajuda pra deixar mais nítida (coisa que pode ser feita no próprio celular sem precisar de aplicativo nenhum). Aí, a partir disso, você vê como prefere e continua as edições. Se o seu negócio é uma foto com menos saturação, mais fade, é só ir ajustando.

só preto e branco salva

Tem lugar que não tem jeito! A iluminação não é boa… Mas aí vem a ideia de usar o preto e branco pra poder transformar a foto!

 

E, nesse aqui, tem a ideia também de tirar o foco da bebida do copo que, pela cor, chama mais atenção.

bora editar?

Já falamos sobre a edição básica, mas um filtrozinho também vai bem, né não? A gente já deu dicas pra usar:

  • apps que imitam câmeras analógicas: alguns nem são filtros, mas sim aplicativos para tirar a foto, por exemplo. Aí cada clique é uma surpresa, assim como era antigamente.
  • 3 aplicativos de edição: são sugestões de aplicativos e, a, tem uma atualização – o terceiro que a gente mostrou não é mais pago. se joga!
  • dicas de filtros no VSCOCam: é o app mais amado dos influencers e aqui a gente mostrou como fazer combinações de efeitos e ajustes.

E falando em foto, já tá sabendo das nossas câmeras? Tem a Rosé e uma amarela, a Smile. Com elas, dá pra tirar fotos incríveis na terra, céu e mar e vem com mais de 15 acessórios para deixar suas produções perfeitas! Vai até 60 metros debaixo d’água, lente olho de peixe que dá efeito arredondado, visor de LCD de 2.0 polegadas, controle remoto pra selfie, suporte para drones, adaptador para bicicletas e para tripés, cabo de aço e muito mais.

Crédito: A Beautiful Mess