Dicas para ter mini-horta de temperos em casa

Plantar temperos parece uma coisa distante pra você? Saiba que ter uma mini-horta em casa é o tipo de coisa que dá pra adaptar pra qualquer cantinho, pra casa, pra apartamento, pro tempo que você tem, pra luz que pega no ambiente… Ou seja, dá pra você ter isso sim e a gente já te dá algumas dicas!

Por que ter uma mini-horta?

Se você ainda não tá 100% convencido, presta atenção: você vai evitar usar temperos industrializados, vai ter um perfume natural pro ambiente e uma casa mais verde.

Qual é o primeiro passo?

Observe por um dia o cantinho de sua casa que pega sol (direto!) por mais tempo – melhor ainda se for um sol da manhã. É lá que você vai colocar! É que as ervas aromáticas geralmente precisam de, pelo menos, três horas ao dia! O problema mais recorrente é falta de sol, porque assim não fazem fotossíntese, a seiva não desce pra raiz e o caule fica fraco.

Bora fazer seu cantinho?

Compre mudas ou sementes. Ou ainda: sabe quando você compra um tempero e ele vem com a raiz, como a cebolinha? Aproveite a raiz dela e plante novamente.

Quanto ao solo: o ideal é ser descompactado e com 1/3 de adubo pra 2/3 de terra. Depois você acomoda  as raízes em um buraco suficiente para que elas se encaixem bem e tenham espaço. E misturar mais de uma planta é uma boa ideia: imagine um cantinho com cebolinha, salsinha, coentro, orégano, manjericão…? <3

Em cima do solo, coloque palha ou um outro resíduo para que o sol não evapore os nutrientes e não tire a umidade da terra.

Aí onde elas vão plantadas você que escolhe: em vasos, canteiros, paredes…

Quais cuidados precisa ter?

Em geral, as plantas aromáticas precisam de água uma vez ao dia – de preferência, quando o clima estiver mais ameno no início da manhã ou final da tarde. O orégano, a salsinha, o alecrim, por exemplo, são assim e podem ser plantados juntos. Já o tomilho, pode ser regado a cada dois dias. E o manjericão precisa de água todo dia. Para saber se está precisando de água, ponha o dedo no solo e verifique se está úmido (não pode estar encharcado e nem seco demais).

O adubo pode ser feito a cada 15 dias. E na hora de regar: só o solo, e nada de molhar as folhas, viu? Só uma água borrifada nelas uma vez por semana já é suficiente pra evitar fungos.  E enquanto tiver cuidando da planta, observe como ela está. Tem folhas secas, doenças, insetos?

Quanto tempo leva para colher?

Isso depende muito de cada planta, mas pra você ter ideia de quando vai poder levar os seus temperos pra cozinha: o alecrim e o manjericão você pode colher depois de três meses. A sálvia, de três a quatro meses, e a salsa, de dois a três meses.

Agora que você já tem as primeiras dicas, vai precisar disso! ;)