10 dicas pra arrumar a casa para o ano novo

Toda virada de ano é o mesmo pensamento: ano novo, vida nova! Então bora começar a transformar esse pensamento em realidade colocando os pés no chão… mas que eles estejam limpinhos, porque o primeiro passo para uma verdadeira mudança na sua vida é reorganizar a sua casa!

Afinal o lugar onde se mora reflete muito sobre como cada um vive, e dicas simples, mas valiosas, podem fazer uma super diferença tanto na parte visual quanto na parte funcional do seu lar doce lar.

Dá uma espiada nas 10 dicas pra arrumar a casa para o ano novo:

#1. O primeiríssimo passo é se desfazer daquelas coisas que você só guarda por guardar e que na verdade não fazem nenhuma diferença na sua vida. Se a intenção é renovar todo o clima da casa é preciso praticar o desapego e desentulhar o ambiente. Se puder tirar tudo mesmo, decorações e até móveis, e começar a reorganizar do 0, melhor ainda…

#2. Depois disso vem a parte mais chatinha, mas que é necessária: é a hora da faxina. Afinal tem que deixar tudo um brilho pra começar direito essa arrumação, né?!

#3. Então chega o momento de repensar o posicionamento dos móveis. Às vezes um móvel num lugar mal pensado faz toda a diferença na circulação no ambiente e até das energias, tá sabendo? É o que diz a prática milenar chinesa, o Feng Shui, sobre os métodos de harmonização do ambiente, já que numa casa tudo tem que funcionar bem, desde a parte material até as relações humanas nela, pois uma influencia a outra diretamente.

#4. Depois dos móveis é chegado o momento de decorar! Organize só os itens que realmente você gosta ou tem utilidade, não coloque nada por obrigação ou só por pena de se desfazer, afinal a hora de desapegar é essa.

#5. Tanto pra decorar quando pra organizar, uma boa dica é agrupar os objetos parecidos ou que combinem entre si. Não tenha medo de que para isso você precise deixar espaços vazios. Eles são importantes pra você perceber que está faltando algo, mas que deve ser renovado apenas com aquilo que faça sentido naquele local.

#6. Se tá faltando gaveta praquelas coisas que precisam ser guardadas aposte em caixas e organizadores, que podem ser montados e trocados de lugar facilmente e que podem ainda dar um up na decoração.

#7. Nessa arrumação deixe bem à mão os objetos que você vai mais usar. Como por exemplo, no verão deixe as roupas mais fresquinhas nos lugares mais fáceis do que as de inverno que você quase não vai precisar.

#8. Tendo tudo organizadinho, o que falta? Manter toda essa organização! Essa talvez seja a parte mais difícil pra quem tem uma vida corrida, mas a dica é evitar ao máximo acumular tarefas. Tem um pratinho na pia? Lave na hora! Teve que tirar algo do lugar? Arrume o quanto antes. Isso vai poupar muito stress na sua vida.

#9. E pra conseguir manter tudo em ordem diariamente, uma ideia legal é preparar cronogramas com a rotina dos afazeres de cada dia da semana. Ah! E coloque todos da sua casa pra colaborar. Dividir tarefas e todo mundo ajudar na organização é essencial pra harmonia do lar.

#10. Mas é claro que a tecnologia também dá uma forcinha pra organizar sua vida no mundo virtual e real. No Boximize você pode criar até 28 caixas com temas diferentes, como por exemplo, filmes, músicas, eventos, receitas, finanças, listas de supermercado e muito mais, pra você guardar suas ideais, lembretes e anotações. Ah! E dá pra compartilhar um montão de coisas com a galera. O design é super interativo o que facilita muito o uso, não é a toa que ele tá sendo considerado o melhor app de organização! Esse aplicativo é disponível só pra iOS e custa $ 4,99, mas vale a pena pra ajeitar suas cositas fora de casa também, viu! ;)

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4