As definições de entrevista foram ressignificadas: bate-papo com @akapoeta

Natal é um texto que a gente reescreve com a nossa letra. Uma história que se reinventa com as nossas palavras. É tradição, mas também é renovação. Natal pode e deve ser diferentão!

E foi pensando nisso – em como esse momento tão cheio de memórias e costumes pode representar tantos significados novos e diferentes pra cada um de nós -, que a gente decidiu reescrever esse Natal do nosso jeito. Mas não sozinhos!

Chamamos João Doederlein, o famoso @akapoeta, que através de seus ressignificados transforma simples palavras em poesia, dando um novo sentido para substantivos, adjetivos, verbos e sentimentos. Mostrando que tudo pode virar inspiração e ser o empurrãozinho que faltava pra gente ver as coisas de um jeito diferente (e muito mais bonito).

E foi o que ele fez nessa parceria: transformou cada produto da coleção em poesia, trazendo ressignificados cheios de sensibilidade pra os nossos momentos corriqueiros.

Pra contar um pouquinho mais sobre a poesia que há na vida e sobre essa coleção tão amor, conversamos com o @akapoeta e o resultado do papo só poderia ser inspirador.

Espia só:

·         Qual o sentido de “ressignificar” pra você? Como começou isso de dar novas definições pra palavras rotineiras?

– Ressignificar é revisitar velhos conceitos que aprendemos ainda pequenos. É olhar pras palavras com olhos anos mais vividos e entender como o mundo mudou. É saber que verde, quando crianças, é a cor da grama, que aos dezessete, são os olhos de alguém querido, e que aos trinta e dois, a parede do meu primeiro apartamento. É dar uma chance nova pra quem entrou na nossa vida sem a gente perceber.  

·         Você já ressignificou muuuitas palavras e todas elas têm o seu charme, a gente sabe. Mas, conta aí: alguma delas tem um sentido ainda mais especial pra você (queremos saber o porquê ;p).

– “Interesse” foi a primeira palavra que eu fiz, e escrevi pra minha “ex” na época, e tudo por conta da cor do cabelo dela (rosa). (:

·         E sobre a coleção em parceria com a Imaginarium: como tá sendo ver os seus ressignificados tomando forma? Qual o significado disso pra você e/ou pra sua carreira?

– É maravilhoso, especialmente o contato com as pessoas que encontram os produtos por aí e me mandam fotos, e comentam. Eu sinto que minha poesia ganhou um peso diferente na cabeça dos meus leitores, um abraço mais físico, uma presença mais terrena, e isso é incrível.

·         Aproveitando o embalo, conta mais do processo de criação  – e se tiver algum item xodó, a gente quer saber qual é!

– O processo foi desafiador, mas muito prazeroso. equilibrar duas personas – eu e a Imaginarium -, em uma alma só, foi um desafio. Mas sentir que nós conseguimos facilmente encontrar o nosso tom conjunto, e que existe muito dos dois em tudo o que foi feito, é maravilhoso. Quando vi os produtos ao vivo eu via detalhes que não conhecia e senti que eu estava visitando minha própria casa e vendo móveis que eu não lembrava de ter, foi sensacional (risos). Meu xodó é a moringa.

·         E o seu Natal, já tem roteiro? Vai ser reescrito de que jeito? :)

– Meu Natal tem roteiro, nomes, fotos e muita música. Ele envolve quinze melhores amigos, uma casa, uma leitoa e alguns pratos vegetarianos feitos pelas mãos de um desses melhores amigos – o chef do rolê. O meu roteiro não tem figurantes, só protagonistas. O meu roteiro diz que esse ano o natal é dia 10. O meu roteiro tem abraços e muitos, muitos anos de amizade. O meu roteiro tem dois médicos, um cozinheiro, uma advogada e alguns engenheiros. Meu roteiro tem uma suíça, um descendente de chineses e uma vegana. Meu roteiro tem um designer de jogos, um comediante dentro do armário, um poeta e uma estilista. O meu roteiro tem Natal.

E depois de tanta inspiração, clica aqui e dá um confere de perto nessa coleção que vale mais do que mil palavras! <3