Deixando as vovós no chinelo: conheça a nova moda dos bordados

A gente pinta e uma galera por aí borda! É isso mesmo, a arte e a criação vão muito além do lápis e o pincel na mão, e um bocado de gente talentosa tá resgatando essas outras formas de expressões que as vovós conhecem como ninguém e trazendo pras temáticas e estéticas modernas, que a gente vive, vê e discute no dia a dia.

Grupos de bordado, especialmente feministas, têm se formado no Brasil (como o Clube do Bordado em SP) e no mundo, deixando as florzinhas e frufruzinhos das avós de lado e transformando assuntos recorrentes, mas muitas vezes ainda tidos como polêmicos, sobre o que é ser/se sentir mulher hoje em dia e o que esse grupo tem a dizer, numa arte original e poderosa.

Ao invés de moldura, um bastidor. Ao invés de tinta, fios de lã. Ao invés da obra ficar na tela, ela vem pra fora dela. É assim que a artista Ana Teresa Barboza vem fazendo um trabalho incrível com bordados, que retratam paisagens e fenômenos naturais, super expressivos e realistas na tela, e que fluem com toda essa naturalidade até nós espectadores.

Mas tem que pinte e borde ao mesmo tempo, como é o caso da ilustradora Izziyana Suhaimi, que concilia as duas técnicas numa só obra, chegando num resultado lúdico e mega delicado que ganhou nosso coração. <3

Fios a postos e agulhas empunhadas! Bora lá, guerreiras?! ;)