Designers da Imaginarium no 28º Prêmio Design MCB

Quando o pessoal da Imaginarium se une, sempre surge coisa boa, dentro e fora daqui. E é claro que foi o que rolou com os nossos designers Joelson Bugila e Felipe Martins no concurso organizado pelo Museu da Casa Brasileira para a criação do cartaz, que é nada menos que a principal peça de comunicação do reconhecido Prêmio Design MCB.

Entre as centenas de peças inscritas, analisadas e julgadas na 28ª edição do prêmio, foram levados em conta critérios como impacto visual, conceito e criatividade com olhares sobre fotografia, ilustração, artes plásticas, design de produto e design gráfico.

A dupla finalista arrancou elogios da comissão julgadora e agora conta um pouquinho mais pra gente sobre as inspirações e ideias por trás da obra:

  • Qual foi a referência base, o ponto de partida para o cartaz? E como essa inspiração se desenvolveu na hora de compor o mesmo?

O ponto de partida foi o impacto que o cartaz tem que causar. Para isso tivemos a referência de fragmentação, a ideia base veio daqueles quebra-cabeças onde as peças quadradas se movem, que tem sempre uma casa vazia para mexer. Isso deu a ideia de construir o nº 28. Acreditávamos na facilidade de aplicação nas outras peças (se aprovado teríamos que desenvolver), o gráfico do cartaz permite muitos desdobramentos.

  • Ter arriscado e fugido do óbvio na composição gráfica do cartaz foi decisivo para os finalistas?

Foi. Nós mesmos ficamos nesse dilema se arriscaríamos mais ou não, se desconstruiríamos o número 28 até sua ilegibilidade ou se deixaríamos mais claro. No fim optamos pela opção que comunica melhor.

  • O que vocês esperam que essa peça transmita para os espectadores?

Alegria. Isso foi o principal. Deixamos o cartaz bem colorido para trazer isso. Geralmente o cartaz desse prêmio não é tão festivo assim. Essa foi nossa visão, nossa maneira de mudar.

Os vencedores e finalistas terão suas peças exibidas na exposição do 28º Prêmio de Design, que abre as portas do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a partir do dia 27 de novembro, mesma data da cerimônia de premiação.

Quem tá por perto vale muito passar e conferir!