Dicas para uma alimentação saudável e responsável

Falar de bem-estar nunca é demais e saúde tem que ser prioridade sempre! E é assim, embalados pelo clima cheio de energia boa e de bem-estar que veio com a campanha picnic, que estendemos a toalha e o assunto e ele logo chegou à cozinha. Afinal de contas, se a gente é o que a gente come, bora ser e comer da forma mais saudável possível.

E foi pensando nisso que a gente trouxe aqui pra mesa pro blog um série de dicas diversas a respeito de alimentação saudável pra você se esbaldar sem culpa! Confere:

#1. O CSA (Community Supported Agriculture ou Comunidade que Sustenta a Agricultura) é uma organização cooperativa em que quem sai ganhando são, tanto os agricultores com um comércio mais justo, quanto os consumidores com alimentos mais naturais e de melhor qualidade. Os interessados nessa iniciativa podem se inscrever nas oficinas práticas e teóricas que vão acontecer a partir de outubro, clicando aqui.

#2. Pra prender a atenção das pessoas ao desperdício crescente de alimentos no mundo, a rede francesa de supermercados, Intermarché, criou essa ação divertida em vídeo, mas não menos séria, chamada de “Frutas e Vegetais Inglórios”! Ative a legenda, se necessário, e repense essa ideia:

#3. Ainda pensando no reaproveitamento desses alimentos que seriam eliminados que a ONG Banco de Alimentos vem combatendo o desperdício no Brasil. O que seria jogado no lixo pelas empresas é doado para a ONG, que redireciona esses produtos pra pessoas necessitadas, ensinando novas formas de uso e de aproveitamento integral dos alimentos. Dicas essas que valem pra todos nós, espia aqui!

#4. A galera de Floripa que procurava uma forma fácil e prática de ter comidas orgânicas sempre à mesa achou com a Plante pra Mim! Você escolhe os alimentos que deseja, compra pela internet e em alguns dias lá estão eles fresquinhos na sua casa.

#5. E no resto do Brasil, como faz? O Idec criou um mapa de feiras orgânicas pro todo o país, facilitando e incentivando o consumo responsável! Não deixe de conferir lá a feirinha mais próxima de você.

#6. E um passo à frente no assunto sustentabilidade, está a start-up alemã que inaugurou o primeiro supermercado do mundo que não usa embalagens descartáveis. Nesse caso, o próprio cliente leva um recipiente pra guardar as comprar ou pega emprestado do estabelecimento. O vídeo a seguir está em alemão, mas vale conferir pela animação pra ilustrar o processo:

#7. E quem disse que alimentação saudável não pode ser divertida? O Woodstock Fruit Festival tá aí pra provar o contrário. Esse evento é um encontro raw vegan (alimentação baseada alimentos não cozidos e que não sejam derivados de animais) de uma semana no interiorzão do estado de Nova York. Ele conta com workshops, palestras, oficinas interativas e atividades com os principais estudiosos deste tipo de alimentação no mundo, tudo com muita cor e bom humor.

Curtiu? Então perde tempo não, consulte um nutricionista antes de tudo e mantenha sempre seu prato com a cara da Imaginarium = cheio de cor, alegria e energia! :)