Projetos que unem fotografia e comida

Apetrechos essenciais da cozinha moderna: panela, prato, garfo, faca, colher e… câmera fotográfica?! É isso aí! Hoje em dia, um belo prato vale mais do que mil paisagens pra muitos fotógrafos alternativos.

Os resultados são projetos criativos como esses 3, que vimos na Idea Fixa, que estão fazendo sucesso e atiçando apetites pelo mundo virtual:

#1. Vovós do mundo, uni-vos! Mas não se esqueçam de trazer junto aquela receitinha de família que nunca falha. Pensando na representação das “comidas de vó” de vários cantos do globo, a artista italiana Gabriele Galimberti resolveu contemplar as diferenças e semelhanças culturais e gastronômicas dessas mulheres, viajando o mundo com o projeto Delicatessen With Love. Cada vó tem uma foto na sua cozinha e outra do resultado final do prato, além das receitinhas das delícias disponíveis no site pra nossa felicidade!

#2. Comida sem sair do tom! É assim que a culinária pode ser vista na série de fotos de Isabella Vacchi. A artista clicou receitas com seus devidos ingredientes e equipamentos de cozinha usando uma só cor por foto, que inclusive tem tudo a ver com cada temática proposta. O efeito monocromático, aliado à disposição dos alimentos e o ângulo de cima pra baixo geraram fotos elegantérrimas, né mesmo?!

#3. E também partindo desse ângulo fotográfico panorâmico, que surgiu a série Instant Life do artista francês Florian Beaudenon. As fotos registram as mais diversas cenas íntimas e cotidianas (ou nem tanto) e é claro que a hora do rango estaria inclusa nessa, representada nesses dois clicks.